Logo Somos Tera
Nossos Cursos

somostera

Uma comunidade de pessoas apaixonadas por educação e tecnologia.

O que é UX Design? Um guia completo para começar na área

  • Por: Redação Tera
  • Data: 30, dez 2020
9 min de leitura

Amplie sua visão sobre o que é UX Design e descubra o que fazem profissionais dessa área e como você pode iniciar sua carreira em user experience.


Muitas das nossas experiências diárias são intermediadas por produtos digitais. E por trás desses produtos  existe uma abordagem metodológica focada em aperfeiçoar as experiências das pessoas usuárias. Partindo desse princípio, você já começou a entender o que é UX Design.

Mas não para por aí. Essa é uma área vasta e com cada vez mais demanda no mercado de trabalho. User experience designer s têm sido convocados pelas empresas não apenas para desenhar jornadas de produtos digitais, mas em outro diversos contextos. 

Quer se aprofundar nesse assunto e entender tudo sobre a carreira de UX Design, incluindo o que fazem profissionais dessa área e quanto ganham? É só continuar a leitura deste conteúdo completo que preparamos para você.

O que é UX Design?

UX Design é a disciplina responsável pelo desenho da experiência de pessoas usuárias (user experience design). Essa experiência não se restringe apenas à jornada em produtos digitais. Por englobar todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa e seus produtos, ele é importante para todo e qualquer serviço.

Quer entender melhor o que é UX Design? Vamos dar um passo atrás e falar de como o termo UX Design começou a ser usado. O inventor do conceito foi o professor da Universidade de Stanford e cientista cognitivo Don Norman. Descontente com as limitações dos nomes “interface de usuário” e “usabilidade”, ele preferiu o termo user experience para se referir ao seu trabalho na Apple nos anos 1990.

Em uma entrevista concedida na UX Conference de 2016 em São Francisco, Norman definiu o que é UX Design como “tudo o que está relacionado à sua experiência com o produto (…).”

É importante deixar de lado algumas ideias sobre o que é UX Design, como criar websites ou aplicativos, por exemplo. Segundo Norman, uma experiência não está limitada a um sistema, mas se trata de como um produto ou serviço é experienciado na íntegra.

Acontece que nem sempre é dada a devida atenção para essa área. O que diferencia um design de experiência eficiente de outro ruim está mais na filosofia da empresa que oferece o serviço do que em suas características técnicas.

Enquanto certas empresas visam apenas ao lucro, aquelas que prezam por um bom design de experiência têm sua atenção voltada ao usuário. Ele está no centro de todas as suas estratégias.

O que faz, na prática, uma pessoa UX designer?

Agora que você já entendeu o que é UX Design, precisa saber que profissionais dessa área são responsáveis por descobrir e entender as melhores maneiras de atender as necessidades de pessoas usuárias. O objetivo é deixá-las satisfeitas antes, durante e depois de sua interação com um serviço ou produto.

Assim, faz parte do trabalho fazer testes, identificar problemas e propor soluções, sempre levando em consideração aspectos como a facilidade de uso, percepção de valor do produto e eficiência na execução de tarefas, entre outras questões.

Segundo Julio Molina, designer e expert de UX Design na Tera, há diversas rotinas possíveis na área, mas os pontos que invariavelmente fazem parte de todas elas são diversas entrevistas e validações com usuários:

A pessoa que trabalha como UX designer faz muita pesquisa mesmo, trabalha com processos que envolvem uma extensiva análise de dados. Então é basicamente pesquisar, projetar, entrevistar, aprender, melhorar, entrevistar novamente, medir, melhorar… é um ciclo.

Entre as principais atividades de profissionais dessa área estão:

  • Conduzir entrevistas com pessoas usuárias para a construção de personas, mapa da jornada, mapa de empatia, proposta de valor do produto, entre outras coisas;

  • Analisar dados de uso do produto ou serviço para identificar pontos de tensão e oportunidades de melhoria na experiência;

  • Organizar os dados em apresentações que comuniquem as descobertas;

  • Colaborar com o time de Marketing, Produto, Vendas e Business para construir a melhor experiência possível e imaginável, de ponta a ponta;

  • Identificar novas oportunidades de negócios por meio das entrevistas;

  • Construir protótipos de aplicativos mobile e desktop para testar e validar hipóteses.

Por que a carreira de UX designer está em ascensão?

Para entender de uma maneira simples o que é UX Design e porque essa disciplina é importante, vamos propor um desafio: será que você consegue lembrar de todos os aplicativos que já usou até hoje? Destes, quantos continua usando pelo menos duas vezes por semana? A lista é com certeza muito menor, certo?

Agora pense: o que faz com que você continue usando esses produtos? Eles provavelmente são úteis, ou talvez sejam absolutamente viciantes. Mas talvez existam no seu histórico muitos outros aplicativos com as mesmas funções básicas e que não conseguiram capturar sua atenção por muito tempo. 

Existem inúmeras redes sociais e mensageiros instantâneos por aí, mas você provavelmente é usuário ativo de somente alguns deles. Da mesma forma, há centenas, talvez milhares de aplicativos para acompanhar notícias, organizar as tarefas do dia a dia, monitorar finanças. 

O que realmente nos mantém fiéis é a qualidade da experiência geral da pessoa usuária — e isso vale para qualquer produto, não só os aplicativos. É essa experiência que pode nos tornar cativos daquele joguinho viciante, daquela rede social com um monte de textões ou mesmo de determinado banco.

As empresas estão de olho no que é UX Design por uma questão de sobrevivência em meio a uma era de abundância, em que todo produto ou serviço se tornou substituível. Alguns dados mostram de forma clara os motivos desse interesse em experiência.

Dados divulgados pela Forrester Research mostram que cada dólar investido em UX pode trazer até $100 de retorno, dependendo da forma como é aplicado. Esse é um ROI (Retorno sobre investimento) de 9,900%.

As pesquisas ainda mostram que, enquanto a interface de usuário pode aumentar a taxa de conversão de um site em 200%, a user experience consegue aumentar a mesma taxa em quase 400%. 

A usabilidade gera efeito direto na satisfação de clientes, aumentando a disposição de pagar em 14,4%, reduzindo a relutância em trocar de marca em 15,8% e aumentando a probabilidade de recomendar um produto em 16,6%. Isso não poderia deixar de refletir no aumento da busca por esses especialistas.

Como ser UX designer?

Quem entende o que é UX Design percebe que, mais do que cursos e certificações, o olhar em relação às pessoas é essencial para ter um bom desempenho nessa carreira. Para ser user experience designer é essencial unir o conhecimento técnico com competências socioemocionais que ajudem na criação das melhores experiências.

De modo geral, a capacidade de ter empatia, sintetizar e comunicar ideias e compreender o comportamento humano são mais importantes do que a formação profissional. Veja o que explica o expert de UX Julio Molina:

“Vejo os profissionais de UX como cientistas ou detetives. Acho que são profissionais curiosos por natureza, sempre tentando encontrar melhores maneiras de resolver problemas através de um olhar cético sobre as verdades que a maioria das empresas e produtos trazem”.

Não há base tradicional para os designers de experiência do usuário. É possível fazer uma transição de carreira de áreas como Comunicação ou Design Gráfico, por exemplo, mas nada impede que excelentes profissionais venham de campos ainda mais distantes como Arquitetura, Direito e Administração.

Entre os caminhos para se tornar user experience design está o aprendizado autodidata, afinal, existem diversos conteúdos que explicam o que é UX Design e como profissionais podem desenvolver uma mentalidade de pensar na experiência de pessoas usuárias.

É claro que fazer um curso focado em UX Design vai impulsionar ainda mais esse processo. Além de aprender a fundo sobre a base técnica da área, você vai compreender a visão de experts sobre esse mercado, quais competências você precisa desenvolver e como atuar com propósito e ética ao criar experiências.

A formação em UX, qualquer que seja ela, deve partir do princípio de que o ser humano é o fim e não um meio para atingir propósitos organizacionais. Esse profissional precisa ter a consciência de que as organizações deixaram de apenas produzir e vender para, em vez disso, resolver problemas e aproveitar oportunidades que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Qual é o salário de UX designer?

Sabemos que você chegou aqui para entender o que é UX Design, mas é claro que também deve se interessar pelo salário pago nessa área de atuação, não é mesmo?

De acordo com o Glassdoor, o salário de UX designer é de R$ 5.760 por mês em São Paulo. Essa é uma média, que pode variar dependendo da empresa e da experiência que a pessoa mostra como profissional. 

….

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a ampliar sua visão sobre o que é UX Design e como uma carreira nessa área pode ser promissora no contexto atual do mercado digital. 

Quer mergulhar ainda mais neste assunto? Convidamos você a ler nosso artigo com 6 tendências de UX Design para 2021. Ele vai ajudar você a entender ainda mais sobre como se preparar para essa área.

Posts Relacionados

7 min de leitura

6 dicas para seu portfólio de UX designer conquistar os recrutadores

Montar um portfólio de UX designer está sendo desafiador para você? Veja as 6 dicas que vão te ajudar a mostrar seu trab...

Artigo Completo
14 min de leitura

6 tendências de UX Design para 2021 | Digital Trends

Diana Fournier do PicPay, Fillip Bayer, da Boa Vista, Nath Yamauti da NY|UX  e Karina Tronkos do Nina Talks falam das te...

Artigo Completo
14 min de leitura

De comunicadora a UX: como Valéria tem criado experiências que valorizam diversidade

Conheça a história de Valéria Reis, uma comunicadora que encontrou na carreira de UX Design o caminho para realizar o so...

Artigo Completo