Como fazer um lançamento de produto? Do cronograma às ações de Marketing

O lançamento de produto exige a escolha dos canais e estratégias de Marketing mais adequadas. Entenda!

Photo by Surface on Unsplash

Em mercados cada vez mais competitivos, fazer um lançamento de produto se tornou um desafio nos últimos anos. Enquanto você está fazendo um para sua empresa, certamente concorrentes também estão. 

Essa alta competitividade exige uma análise precisa sobre o setor e o estudo das melhores estratégias para obter atenção e sucesso. Geralmente, quem faz isso são Product Marketing Managers, mas, às vezes, o desafio recai sobre analistas de Marketing.

O papel de quem ocupa essa tarefa é garantir que tudo que foi pensado na etapa de Go to Market, conduzida pela pessoa Product Manager, se concretize por meio da divulgação. Lançamentos têm um viés muito mais publicitário e de Marketing, o que requer saber escolher canais e estratégias de divulgação.

Neste post trataremos o assunto com mais detalhes, mostrando como o trabalho deve ser conduzido. Confira!

Crie um cronograma de lançamento do produto

O primeiro passo importante é definir um cronograma de lançamento de produto. Do momento em que fica pronto para ir ao mercado até a data em que, de fato, se torna disponível ao público, há uma série de etapas.

O planejamento cronológico é o que vai garantir que cada uma dessas fases aconteçam no tempo certo e durem o recomendado. Portanto, o ideal é que todas as datas e períodos sejam pensados alguns meses antes do lançamento do produto. O cronograma deve contemplar fases como:

  • período de planejamento das ações de lançamento;

  • fase de divulgação em canais de Marketing diversos;

  • lançamento do produto.

Entenda o orçamento disponível

Todo esse trabalho de lançamento vai custar dinheiro. Por mais que sempre haja estratégias orgânicas, que também são importantes, não dá para apostar só nisso. Bons lançamentos requerem investimentos em mídias pagas, impulsionamento, ações de Marketing variadas, ativação, merchandising e outras opções.

Portanto, é importante que a equipe responsável pelo lançamento de produto esteja em contato com pessoas do departamento financeiro. Isso pode ser importante caso haja a necessidade de solicitação de extensão de orçamento, por exemplo. Do contrário, o dinheiro disponível deve ser analisado de acordo com as campanhas pensadas para o lançamento.

O ideal é saber balancear os investimentos. Como são várias as possibilidades de ações de Marketing, nos mais diversos canais, o custo pode ser alto. Então, é necessário equilibrar a forma como o dinheiro é destinado.

Pense nos canais de ativação

Direcionar campanhas para canais simultâneos é recomendável e necessário, mas é preciso saber delimitar essas escolhas. Por isso, utilizar boas técnicas de seleção, como bullseye, é fundamental. Esse framework consiste em um dos melhores métodos de decisões de canais, já que sua proposta é selecionar as 3 melhores alternativas.

Primeiramente, confira como é a representação gráfica dessa técnica abaixo:

bullseye-framework

Como você pode ver, são muitas as opções, mas você precisa se dedicar a escolher, primeiramente, seis (segundo círculo de fora para dentro) e depois, três (círculo central), que é o número recomendado.

Para isso, o framework de análise e decisão de canais conta com seis etapas entre análises e testes. Você pode conferir como utilizar essa técnica neste conteúdo detalhado que produzimos sobre o assunto.

Escolha ações de Marketing estratégicas

Boas ações de Marketing para lançamento de produto são essenciais. Se você não sabe ainda qual é a melhor escolha para investir, podemos ajudar com algumas sugestões. Confira as nossas escolhas a seguir!

Marketing de Influência

Muito se discute sobre o papel das pessoas influenciadoras digitais e se elas realmente transmitem mensagens positivas. Porém, quando falamos de ROI, captação de público e resultados de vendas, é indiscutível o potencial da estratégia de Marketing de Influência. Não é à toa que estamos falando de um mercado avaliado em US$ 13.8 bilhões.

Se sua marca escolhe a pessoa certa para se conectar com sua audiência, os resultados podem ser realmente muito bons. Um lançamento pode alcançar todo o potencial que tem se for promovido, incentivado e antecipado por alguém que tem voz entre o público da marca.

Sabe a Nike, gigante norte-americana de materiais esportivos e artigos lifestyle? Na época do lançamento do tênis Air Vapormax, a empresa se juntou com o canal do YouTube "What'’ Inside?" para simplesmente abrir um par dos calçados ao meio e mostrar a tecnologia utilizada.

lancamento-nike-air

Fonte: YouTube

O resultado foi realmente grande: a campanha, que contou com sete vídeos, teve mais de 7 milhões de visualizações só em seu principal conteúdo, o que citamos.

Vídeo teaser

Teasers são quase como os trailers que nos acostumamos a ver nos cinemas. A estratégia é simples: criar um vídeo com vários elementos capazes de gerar expectativa e antecipação sobre determinado produto que será lançado em breve.

Isso faz com que as pessoas passem a esperar ansiosamente por algo. Para que realmente essa seja a sensação projetada, esse vídeo precisa trazer elementos que despertem curiosidade, como funcionalidades e características do produto. Além disso, claro, o vídeo precisa ser muito bem produzido.

Um ótimo case de sucesso que pode servir como inspiração foi o teaser utilizado para anunciar o lançamento do game Uncharted. Apesar de ser de 2013, o sucesso foi estrondoso e marcou época. Confira abaixo!

 

Amostra gratuita do produto

Outra boa opção de ação de marketing são as amostras grátis do produto que você está prestes a lançar. Há muitas formas de fazer isso e tudo depende do que estamos falando, especificamente.

Um bom exemplo são as plataformas de streaming, cada vez em maior número no mercado. Geralmente, as pessoas conseguem experimentar 30 dias grátis do serviço, estratégia importante que permite que elas conheçam e passem a gostar do produto. Depois, as chances de se tornarem clientes é muito maior.

Um dos principais cases de sucesso dessa amostra grátis foi a Netflix. A empresa ganhou muitos assinantes permanentes após dar 30 dias para que as pessoas experimentassem o serviço.

netflix

Fonte: Netflix

Há muitas outras formas de fazer isso, como no caso de apps, em que apenas algumas funcionalidades são disponibilizadas gratuitamente. A proposta por trás dessa amostra grátis deve ser estimular o uso e deixar aquele "gostinho de quero mais". É isso que vai gerar a conversão de compra ou contratação.

Defina e acompanhe KPIs

Mensurar o sucesso no lançamento é fundamental. Até o produto realmente ser disponibilizado no mercado, há muitas etapas de divulgação. É nesse momento em que se deve medir a expectativa e o engajamento do público com o lançamento que está próximo.

Para fazer isso, é importante definir alguns KPIs fundamentais que traduzem essa expectativa em torno do produto. Depois de entender quais indicadores fazem sentido, é claro, equipes de Marketing devem manter um acompanhamento dos resultados.

...

Um bom lançamento de produto não se faz da noite para o dia. Esse processo requer planejamento e análises para uma tomada de decisão acertada. Por mais que estejamos falando de produtos de qualidade, o sucesso e a aceitação do público dependem de uma estratégia certeira.

Entender o que funciona para a sua persona é importante em lançamentos de produtos e em outras ações. Por isso, entenda melhor sobre mapa de empatia e como funciona essa prática.