Cargos C-level: entenda as funções de CEO, CTO, CDO, CMO e outras

Entenda as dinâmicas de cargos C-level e como atuam em empresas do mercado digital.


Entre as mudanças que a era digital trouxe para as empresas, a estruturação organizacional é uma das que merecem destaques. A necessidade de ter especialistas encabeçando cada área gerou a criação dos cargos C-level. Talvez você conheça a posição de CEO, mas essa categoria vai muito além de quem ocupa esse posto maior.

As lideranças mudaram à medida que as empresas tiveram que se adaptar às novas configurações e modelos de gestão. Portanto, as posições C-level retratam isso, mostrando a importância de ter gestão executiva especializada para cada área. Essa é a fórmula atual para conseguir melhor alinhamento à estratégia geral da empresa.

Um ponto que pode causar dúvidas, no entanto, é a quantidade de novos cargos que levam o "C" no início da sigla. Afinal, quantos tipos deles existem? Neste conteúdo você descobre isso e entende melhor o que é C-level.

Entendendo o que é um cargo C-level

C-level é a categoria de cargos executivos que são cada vez mais comuns nas estruturas empresariais atuais. Quem ocupa essas posições são pessoas direcionadas a gerenciar áreas importantes de negócios, com autonomia para tomada de decisão e orientação estratégica. O "C" das siglas que nos acostumamos a ver significa "Chief".

A ideia por trás do conceito C-level é ter pessoas em cargos executivos que possam se dedicar integralmente a um departamento estratégico. Portanto, hoje vemos C-levels em áreas como o marketing, finanças e tecnologia. Para ocupar o posto, é fundamental ser alguém com vasta experiência, conhecimento técnico, capacidade de liderança e visão estratégica.

Por mais que tenham autonomia, C-levels precisam alinhar suas gestões à estratégia corporativa do negócio. Isso garante que a empresa, ainda que tenha visões executivas distintas, possa caminhar sempre para os mesmos objetivos, sejam de mercado, sejam comerciais. Para lidar com essas exigências é necessária qualificação!

Posições C-level em alta no mercado

Algumas posições C-level atuais têm sido amplamente incorporadas pelas empresas que estão modernizando sua estrutura de setores. Isso garante uma gestão mais direcionada a cada área, com desenvolvimento eficaz e resultados potencializados.

A seguir, conheça quais são as posições C-level mais comuns atualmente e qual é a ocupação de quem as ocupa.

Chief Executive Officer (CEO)

Sem dúvidas, CEO é o cargo C-level mais amplamente conhecido, muitas vezes sendo até mesmo utilizado por empreendedores de pequenos e médios negócios. Na prática, CEO é quem gerencia as outras posições C-level, além de cuidar da estratégia central de administração do negócio. Quem ocupa essa posição costuma ser uma pessoa pública, se colocando como  a "cara" da empresa.

Geralmente, CEOs são pessoas que ocupam a presidência da companhia, o que, consequentemente, coloca donos e donas no cargo. CEOs precisam garantir que suas visões corporativas sejam aplicadas em toda a empresa. Por isso, além do papel comercial, essas pessoas também precisam definir a cultura da companhia e garantir que isso seja colocado em prática.

Clique aqui para baixar o E-book grátis de Liderança de Produtos Digitais e conheça as funções de um Product manager e a sua relação com produtos digitais

Chief Data Officer (CDO)

Um dos cargos c-level mais recentes, CDO é reflexo do avanço da transformação digital e da abordagem data driven nas empresas. Seu papel é garantir que a estratégia do negócio possa ser executada da maneira certa, garantindo que os dados sejam suporte para tal. 

Nova call to action

Essas figuras executivas são simplesmente fundamentais em empresas data driven. Podemos dizer que CDOs são pessoas que fazem a ponte entre a direção estratégica das empresas e os dados. 

Portanto, esse cargo executivo é responsável por traçar direcionamentos de uso correto das informações, além de definir políticas de tratamento de dados. Para ocupar o cargo, sem dúvidas, é fundamental ser alguém com expertise em dados, passando por posições de analista e cientista, com uma boa experiência no setor.

Chief Technology Officer (CTO)

Tendo em vista que estamos em um momento em que a tecnologia baseia a operação e gestão de empresas, ter alguém gerenciando o uso desses recursos é fundamental. Profissionais que ocupam a posição de CTO são responsáveis por pleitear o acesso à tecnologia, de modo que diferentes setores da empresa se beneficiem desses recursos.

Em sua atuação, CTOs gerenciam o uso da tecnologia na empresa. Essas pessoas dedicam-se a encontrar soluções para otimizar processos, melhorar a gestão e tornar a operação mais qualificada. Tudo isso é feito pensando na gestão de custos, na manutenção das tecnologias e como, de fato, poderão trazer avanço e inovação para a empresa e o que ela oferece.

Clique aqui para conhecer a Plataforma Tera para aprender novas habilidades no seu ritmo nas áreas de Produto, Negócios, Liderança, Design, Dados, Inteligência Artificial, Marketing e Tecnologia

Chief Marketing Officer (CMO)

Empresas já descobriram há algum tempo que marketing é capaz de captar resultados incríveis. É por essa razão que se investe cada vez mais em estratégias, principalmente porque, com o avanço do digital, o marketing pode ser baseado em dados. Por isso, o cargo de CMO é um dos mais relevantes em C-level.

Pessoas que ocupam essa posição têm um trabalho estratégico em mãos, primeiramente, com direcionamento das campanhas. CMOs decidem quais ações utilizar, qual abordagem aplicar e quais indicadores devem ganhar maior atenção para mensurar resultados. A ideia é traduzir a cultura da empresa e sua estratégia de mercado em ações de marketing precisas.

CMOs são pessoas com vasta experiência no setor, mas especialmente, em marketing digital. Portanto, quem já liderou equipes em agências, ou  tem qualificações para gerenciar campanhas e executar ações de grandes resultados, pode chegar a ser CMO.

Clique aqui para conhecer a Plataforma Tera para aprender novas habilidades no seu ritmo nas áreas de Produto, Negócios, Liderança, Design, Dados, Inteligência Artificial, Marketing e Tecnologia

Chief Operating Officer (COO)

A parte operacional do trabalho em uma empresa requer pessoas em cargos executivos que trabalhem de forma ativa no acompanhamento das ações. Portanto, COOs têm como principal função garantir que as atividades operacionais se desenvolvam de maneira qualificada. A proposta é que a operação esteja alinhada com a estratégia de gestão.

Resultados de qualidade dependem do bom funcionamento da empresa e seus setores, como um grande organismo complexo e cheio de funções.  Assim, COOs trabalharão com diferentes rotinas de atuação, dependendo do setor, mas sempre garantindo que a operação esteja qualificada.

Quem ocupa essa posição é, geralmente, a primeira pessoa em cargos executivos que está abaixo de CEOs, a nível hierárquico. Portanto, COOs são os olhos da pessoa que atua como CEO, garantindo uma operação alinhada com o que Chief Executive Officers desejam a nível estratégico.

Chief Financial Officer (CFO)

CFO é quem ocupa o cargo executivo de finanças, ou seja, é alguém que tem a missão de gerenciar as finanças da empresa e garantir saúde neste sentido. Esse é o caminho para que a companhia consiga executar suas estratégias e adquirir recursos.

A posição de CFO está diretamente ligada ao sucesso de uma gestão focada em tecnologia e dados. A razão para isso é que a empresa necessita de estabilidade financeira para executar ações, tanto na tomada de decisão orientada a dados, quanto na implementação de novas tecnologias para gestão e operação.

Portanto, chegam à posição de CFO pessoas com boa experiência na gestão de recursos financeiros, mas que também dominam dados, sobretudo no campo da análise. Por isso, qualificações adicionais neste campo são essenciais.

....

As diferentes posições C-level mostram como é fundamental ter pessoas qualificadas para a liderança dos mais diferentes setores de uma empresa. Além de experiência, é necessário também qualificação, sem deixar de considerar as novas exigências que um mundo digitalizado requer.

Quando você chegar a um cargo de C-level, que tipo de líder será? Conheça as principais lideranças, suas características e o que eles agregam para seus times!